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Trabalhos


1. INFORMAÇÕES GERAIS

O VIII Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde receberá resumos expandidos de trabalhos durante o período de 26/03/2019 até 03/06/2019 às 21:00 horas (horário de Brasília). Os resumos deverão ser enviados, exclusivamente pelo formulário eletrônico contido em sua área restrita. Assim, após preencher o formulário de inscrição, você poderá enviar trabalho.
Trata-se de um texto de 5.000 caracteres com espaços que traduz, em menor extensão, o conteúdo do texto acadêmico de que se origina. Deve contemplar em sua estrutura a introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões/considerações e referências. Desse modo, ele deve assumir a concisão necessária de um resumo e demonstrar a estrutura do artigo de que foi origem.

Um resumo expandido é um documento a ser divulgado na comunidade acadêmica, cujas ideias e significância sejam entendidas no menor tempo possível. Por isso, sua redação requer sutileza onde ponderam-se as informações que podem ser omitidas e aquelas que merecem ser destacadas.

Após preencher o formulário de inscrição, você poderá enviar o seu trabalho, acompanhar todo o processo de avaliação e emitir seu recibo de pagamento, sempre informando o seu login e a sua senha.

Se você ainda não se inscreveu, clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Se você já se registrou, utilize seu login e senha para acessar sua área restrita e enviar o seu trabalho no menu RESTRITO “Meus Trabalhos”.

Os interessados em submeter trabalhos devem selecionar inicialmente o grupo temático (GT) desejado (clique aqui para acessar os GT) e enviar um resumo expandido de até 5.000 caracteres (incluindo os espaços).

No caso do GT Ampliando Linguagens, recomendamos consultar atentamente a respectiva ementa, pois requer uma categoria diferenciada e exclusiva de apresentação de trabalhos, conforme item 2.3 abaixo.

Limites de resumos por participante: Cada participante poderá submeter apenas um resumo expandido como primeiro(a) autor(a) (autor principal). Não há limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes.

- Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento e a publicação nos anais, o autor responsável pelo trabalho (autor principal ou coautor) deverá realizar o pagamento até o dia 05 de agosto de 2019.

Se o autor responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, enviando mensagem para o e-mail trabalhos2019@cshs.com.br. Caso o apresentador do trabalho (autor ou coautor) não seja o autor responsável, este também deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 05 de agosto de 2019.



2. CATEGORIAS DE APRESENTAÇÃO DO RESUMO DE TRABALHO

Para submeter seu resumo à avaliação você precisará escolher um dos GTs da lista de aprovados e uma das três categorias de apresentação, atentando, que para a categoria 2.3 Outras Linguagens, ela é específica e exclusiva para o GT Ampliando Linguagens, não sendo possível essa modalidade em outros GTs.

2.1. Relato de Pesquisa: são trabalhos originais realizados por docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas; profissionais das políticas públicas de saúde e militantes de movimentos sociais, sobre tema relacionado ao GT a que foi encaminhado. Essa modalidade de apresentação tem como objetivo socializar o conhecimento produzido durante o processo da pesquisa, trazendo reflexões que possibilitem o fortalecimento do campo das Ciências Sociais e Humanas em Saúde e a construção compartilhada de propostas de enfrentamento para o tema.

No seu resumo expandido não devem ser inseridos gráficos, tabelas e outros recursos visuais, devendo conter apenas texto. Ele deverá ter no máximo 5000 caracteres, incluindo os espaços, escrito de forma lógica e clara. Deverá iniciar com o título, os autores (informando primeiro o autor principal e em seguida, se houver, nome e filiação institucional de cada coautor. Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do congresso). O número de caracteres do título, que devem estar em caixa alta, não deve ultrapassar 170 e não serão computados na contagem dos 5000 caracteres do resumo expandido. O resumo deverá contemplar obrigatoriamente os seguintes aspectos: Apresentação/Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusões/Considerações Finais. Os autores ficam livres para distribuírem quantitativamente o texto por essas diferentes dimensões.

2.2. Relato de Experiência: refere-se à sistematização de reflexões sobre experiências e vivências de enfrentamento de situações e problemas de saúde por parte de profissionais das políticas públicas de saúde, militantes de movimentos sociais, artistas, pesquisadores, docentes e estudantes. Esta sistematização não é apenas o relato de experiências, mas deve conter também uma reflexão crítica sobre elas e sobre os aprendizados com elas obtidos. Essa modalidade de relato tem como objetivo incluir no Congresso saberes provenientes da experiência e vivências. O relato e suas reflexões devem estar integrados ao tema e aos objetivos do Grupo Temático a que foi encaminhado. Serão aceitos relatos de experiências que ainda estão em curso, mas que já propiciaram significativo aprendizado. Não serão aceitas experiências concluídas há mais de 5 anos.

No seu resumo expandido não devem ser inseridos gráficos, tabelas e outros recursos visuais, devendo conter apenas texto. Ele deverá ter no máximo 5000 caracteres, incluindo os espaços, escrito de forma lógica e clara. Deverá iniciar com o título, os autores (informando primeiro o autor principal e em seguida, se houver, nome e filiação institucional de cada coautor. Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do congresso). O número de caracteres do título, que devem estar em caixa alta, não deve ultrapassar 170 e não serão computados na contagem dos 5000 caracteres do resumo expandido. O resumo deverá contemplar obrigatoriamente os seguintes aspectos: contextualização, descrição, período de realização, objetivo, resultados, aprendizados e análise crítica. Os autores ficam livres para distribuírem quantitativamente o texto por essas diferentes dimensões.

2.3. Outras Linguagens: este espaço valoriza as diferentes formas de produção, expressão, comunicação do conhecimento, bem como a pluralidade e modos de produzir saúde e cuidado. Destina-se à apresentação de múltiplas práticas e reflexões teóricas em Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que formulem e empreguem linguagens mais artísticas e culturais, menos convencionais no campo científico, acadêmico e dos serviços de saúde. Trata-se de um movimento de dialogicidade, cuja natureza inter e transdisciplinar permite acolher expressões clássicas e contemporâneas que singularizam e põem em relação corpo, natureza e cultura, mobilizando as tênues fronteiras entre diferentes experiências (simbólicas e racionais) voltadas para o cuidado de si e do outro.

No seu resumo expandido não devem ser inseridos gráficos, tabelas e outros recursos visuais, devendo conter apenas texto. Ele deverá ter no máximo 5000 caracteres, incluindo os espaços, escrito de forma lógica e clara. Deverá iniciar com o título, os autores (informando primeiro o autor principal e em seguida, se houver, nome e filiação institucional de cada coautor. Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do congresso). O número de caracteres do título, que devem estar em caixa alta, não deve ultrapassar a 170 e não serão computados na contagem dos 5000 caracteres do resumo expandido. O resumo deverá contemplar obrigatoriamente os seguintes aspectos: contextualização das atividades artísticas e culturais, resumo/sinopse, ano e local da produção, formatos e suportes necessários referentes à apresentação (específicos à modalidade de apresentação escolhida dentre as opções descritas no item 3.3), biografia do autor. Os autores ficam livres para distribuírem quantitativamente o texto por essas diferentes dimensões.

- O Congresso buscará garantir espaços de apresentação e alguns equipamentos, mas não se responsabilizará em prover materiais ou condições de apresentação que vão além das estruturas mais básicas.



3. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

Os GTs terão, numa mesma sessão (de 180 minutos), as diferentes modalidades de apresentação. Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados nas seguintes modalidades:
3.1) Exposição oral nas sessões dos GT/ Painel
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas com seis trabalhos dessa modalidade por sessão. Cada trabalho terá dez minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado pela coordenação da sessão. Para os relatos de experiência sugere-se a utilização de meios audiovisuais de forma apenas complementar, de modo a não prejudicar a centralidade, a lógica e a emoção da apresentação oral.

3.2) Comunicação breve nas sessões dos GT/ Pôster eletrônico
A modalidade comunicação breve será apresentada na mesma sessão temática que as exposições orais. Serão dez apresentações por sessão. Cada trabalho terá seis minutos de exposição, acompanhada de projeção organizada em quatro slides ou em formato digital do pôster (em um slide), com a presença obrigatória de um dos autores.

3.3) Outras Linguagens para o GT Ampliando Linguagens
Serão apresentados os trabalhos aprovados especificamente inscritos no GT Ampliando Linguagens, nas categorias referidas abaixo. Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas, com duração de 90 minutos e com trabalhos cinco por sessão. Cada trabalho terá 15 minutos de exposição. As sessões serão organizadas pelos respectivos coordenadores de GT com base nas avaliações dos resumos. Será considerado modalidade, tema, tempo de apresentação, estrutura física e recursos necessários, por isso ressalta-se a importância do seu detalhamento no resumo expandido.
Para a modalidade de artes visuais:

Fotografia
Os ensaios fotográficos poderão ter de 05 (cinco) a 10 (dez) fotografias de autoria do/a proponente e deverão ter sido produzidos nos últimos 05 (cinco) anos. As imagens podem ser enviadas em formatos variados, mas devem ter qualidade superior a 1M e 300dpi. Elas devem ser enviadas com nomenclatura que indique a ordem a serem vistas.

Vídeos/Filmes
Para a apresentação na íntegra, serão aceitos curtas (até 15 min.). Vídeos/filmes médias (até 52 min) e longas metragens (até 80 min) poderão ser apresentados no formato trailler ou em versão curta de no máximo 15 min. As propostas de vídeos/filmes devem contar a indicação de link para visualização do vídeo. O vídeo deve estar hospedado online em plataformas como Youtube [https://www.youtube.com/], Vimeo[https://vimeo.com/] ou congêneres.

Categorias:
- Artes visuais (fotografia, cinema e vídeo)
- Artes Cênicas e Literatura (teatro, sarau)
- Artes plásticas
- Expressão vocal, instrumental e corpo/dança
- Outras

Para esse congresso alguns GTs mudaram seu modo de operação. Assim estarão apresentando painel, comunicações e oficina, a qual buscará a construção de propostas de enfrentamento pertinentes ao objetivo do seu Grupo Temático. Os Grupos Temáticos terão, portanto, o objetivo de ser espaço de aprofundamento da reflexão crítica, dialógica, processual e compartilhada do seu tema central. Dessa forma, torna-se importante priorizar a participação nas outras atividades do mesmo Grupo Temático, de forma a contribuir no aprimoramento do debate sobre o tema.



4. ENVIO DE RESUMOS

• Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito "Meus Trabalhos". Caso você não esteja visualizando este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema. Neste caso, proceda conforme as seguintes instruções:

• Novo usuário
Se você ainda não fez sua inscrição no evento, acesse o menu "Inscrições" e preencha o formulário ao final da página. Lembre-se de ler atentamente as informações contidas nesta página antes de proceder com o cadastro. Ao finalizar o envio do formulário, acesse sua área restrita para que você encontre o menu "Meus Trabalhos", mencionado acima.

• Usuário já cadastrado
Se você já efetuou sua inscrição, basta acessar sua área restrita, informando o login e a senha correspondentes. O login e a senha foram preenchidos por você no momento da inscrição. Caso tenha se esquecido de seus dados de acesso, clique no botão "Lembrar senha".

•Antes do envio de seu resumo, faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação. Caso você perceba algum erro após o envio, até às 21:00 horas (horário de Brasília) do dia 27/05/2019 será permitida a edição do resumo. Para isso, basta acessar a sua área restrita, e, na seção “Meus Trabalhos”, clicar no título do trabalho.

• Os resumos poderão ser enviados em português, inglês ou espanhol.

• Os itens a serem preenchidos para submissão do resumo:
Tema: Selecionar de acordo com a listagem dos grupos temáticos (clique aqui para ver).
Apresentador do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o correio eletrônico do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.
Modalidade de apresentação: escolher uma das três opções disponíveis
(a) Exposição Oral
(b) Comunicação breve (pôster eletrônico)
(c) Outras Linguagens
   - Artes visuais (fotografia, cinema e vídeo)
   - Artes Cênicas e Literatura (teatro, sarau)
   - Artes plásticas
   - Expressão vocal, instrumental e corpo/dança
   - Outras
Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.

• Você receberá mensagem imediata, caso seu resumo tenha sido enviado com sucesso. Caso não a receba, entre em contato com a Secretaria do evento através do e-mail trabalhos2019@cshs.com.br.


5. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Além da observância aos requisitos de resumos acima explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios para análise dos relatos de pesquisa:

• Adequação à temática do congresso;
• Adequação do título;
• Relevância, atualidade e natureza inovadora;
• Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
• Características do resumo submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição.

Em relação aos critérios para análise dos relatos de experiências serão adotados os elencados a seguir:
• Adequação à temática do Congresso e do Grupo Temático a que foi submetido;
• Adequação do título ao conteúdo do texto;
• Clareza e organização da descrição e reflexão da experiência;
• Capacidade de síntese e profundidade da reflexão;
• Relevância da experiência, dos aprendizados e das reflexões nela realizados para os atuais desafios da saúde coletiva;

Os trabalhos submetidos na modalidade Outras Linguagens serão selecionados buscando a diversidade de instituições regionais, levando em consideração sua adequação à temática do congresso e do grupo temático, linguagem e qualidades estéticas.



6. OBSERVAÇÕES

É IMPRESCINDÍVEL o preenchimento adequado de todos os campos do formulário online e, para serem aceitos, os trabalhos deverão obedecer às normas aqui descritas.

Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.

Todos os trabalhos ao serem apreciados para a seleção poderão ter sugestões de seus autores quanto à modalidade preferencial de apresentação, contudo, caberá à Comissão Cientifica a decisão final, de acordo com os critérios de avaliação.
O número de trabalhos aprovados em cada GT será definido segundo a sua adequação ao tempo e aos limites dos espaços disponíveis na sede do Congresso.

Os autores serão informados oportunamente sobre as datas, horários e locais das apresentações, por meio de e-mails e no ambiente restrito do autor responsável pelo trabalho.

Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do Congresso sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical na sua elaboração. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.

Encontrando maiores dificuldades, entre em contato conosco pelo e-mail trabalhos2019@cshs.com.br.



7. ENVIO DE APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

ATENÇÃO: Devido ao número de salas que serão utilizadas nas sessões de apresentação de trabalho e, ainda, a impossibilidade de conectar essas salas em uma rede, os arquivos com as apresentações dos trabalhos nas modalidades exposição oral e comunicação breve deverão ser enviados, obrigatoriamente, até o dia 20 de setembro, às 22h, por meio do link http://xr2.dyndns.org/t_cshs/ e você precisará dos seguintes dados:

GT do trabalho
Data da apresentação
Hora da apresentação
Sala


Todas essas informações poderão ser encontradas em sua área restrita no menu Meus Trabalhos. Informamos que não será possível alteração de dia e horário de sua apresentação..

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900